Background

Tenha uma contabilidade
completa para sua empresa!

Saiba mais
Background

Tenha contadores
especialistas para cuidar
das rotinas da sua empresa.

Saiba mais
Background

A sua empresa
organizada e bem planejada
financeiramente!

Saiba mais

ISS/Boa Vista: Boa Vista inicia adesão à Nota Fiscal de Serviço eletrônica nacional

18 Novembro, 2025

Novo sistema começa a funcionar a partir de 1° de dezembro e trará mais praticidade, segurança e transparência para contribuintes e prestadores de serviço

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento, Finanças e Tecnologia da Informação (SMPOFTI) inicia, a partir de 1° de dezembro de 2025, o processo de adesão à Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) modelo padrão nacional desenvolvido em parceria com a Receita Federal do Brasil, Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O novo sistema garante mais praticidade, segurança e padronização na emissão das notas fiscais de serviço em todo o país, simplificando a rotina de profissionais autônomos, empresas e cartórios.

A adesão é obrigatória para todos os prestadores de serviço estabelecidos no município, conforme o cronograma. Os manuais de utilização e de emissão das notas fiscais de serviços estão disponíveis na página www.gov.br/nfse.

 Modernização e eficiência na gestão pública

O secretário adjunto de Planejamento, Orçamento, Finanças e Tecnologia da Informação, Vivaldo Araújo, destacou que a adesão de Boa Vista reforça o compromisso da gestão municipal com a modernização e a eficiência dos serviços públicos.

“A Nota Fiscal de Serviço eletrônica representa um avanço importante para Boa Vista. Ela traz mais facilidade para os contribuintes e mais segurança para o município, padronizando processos e reduzindo a burocracia. O sistema é totalmente digital e integrado ao padrão nacional, o que permite mais transparência e agilidade nas informações fiscais”, explicou.

Ele ressaltou ainda, os benefícios diretos aos prestadores de serviço. “Com a NFS-e, o contribuinte ganha em praticidade. Ele poderá emitir a nota em qualquer lugar, de forma simples, rápida e segura, utilizando o portal ou o aplicativo nacional. É uma ferramenta que facilita o dia a dia e contribui para uma relação mais moderna entre o cidadão e a administração pública”, completou.

Calendário de adesão em Boa Vista

A implantação será feita de forma gradual, conforme o calendário estabelecido pelo município:

01/12/2025 – As Sociedades de Profissionais e os Profissionais Autônomos

01/01/2026 – As Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Demais prestadores de serviços, inclusive optantes pelo Simples Nacional

Com a NFS-e nacional, prestadores de serviços terão acesso a uma plataforma unificada que permite emitir, consultar e gerenciar notas fiscais de forma digital, dispensando o uso de sistemas próprios e diferentes cadastros por município.

O modelo também traz benefícios para o poder público, que passa a contar com informações mais precisas e padronizadas, fortalecendo o controle fiscal e a transparência das operações.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), mais de 2,4 mil municípios brasileiros já aderiram ao sistema, que deve alcançar 100% das prefeituras nos próximos anos.

Fonte: Prefeitura de Boa Vista (Retirado do Meu Site Contábil)

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar.

Adriano Godoy Contabilidade

Adriano Godoy Contabilidade

WhatsApp